Biblioteca

Apresentação

O nome da Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros, é uma homenagem ao piauiense de Pio IX, o Odontologo e Professor João Suassuna de Melo Sobrinho pela sua contribuição no reconhecimento dos Cursos desta Instituição em 1985.
Dentro da sua especialidade, a Biblioteca se encontra organizada  para atender toda comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas necessidades ás atividades de Estudos, pesquisa e extensão. Acima de tudo para desenvolvimento e a integração do individuo no trabalho e na sociedade.


Informações
Horário de Atendimento  

Segunda a Sexta - Feira 15hs ás 21:30 FADIMAB

Obs: Os horários de funcionamento estão sujeitos a alteração.


Alerta
•    Deixar mochilas, bolsas, pastas no guarda volume;
•    Manter o celular no silencioso;
•    Manter o silêncio no recinto da biblioteca é dever de todos;
•    Não consumir alimentos e bebidas;
•    Preservar toda coleção bibliográfica e os outros bens existentes na Biblioteca: cadeiras, computadores, mesas etc.

 

Serviços
Consulta local
A consulta ao material bibliográfico da biblioteca João Suassuna de Melo Sobrinho da Amesg/Fadimab a todos os funcionários, bem como a comunidade regional.


Cadastro
Para se cadastrar é necessário que o interessado (a) faça parte da comunidade acadêmica: Alunos da graduação e especialização, Funcionário e Professores. É necessário que todos preencham um formulário e traga uma foto 3x4.
No caso dos alunos quando vier á biblioteca pela primeira vez (calouros)  traga o comprovante de matricula.


Estrutura
•    Área de acervo de livros;
•    Área de Periódicos;
•    Área de obras de consultas
•    Área de referência
•    Sala de consulta 
•    Terminais de consulta 

Produto

São todos os materiais informacionais que compõe a Biblioteca:  Livros, obras de referências, multimeios (fitas de VHS, CD-rooms, DVDs, MAPAS, slides). Periódicos (revistas, jornais, revistas científicas), trabalhos científicos (dissertações, monografias, teses), panfletos educativos e folders, livros reserva (obras de consulta local).


Aquisição
São solicitadas semestralmente, aquisições de novos Títulos


Empréstimos

O usuário só poderá fazer o empréstimo se o mesmo estiver inscrito na Biblioteca, e se não possuir nenhuma pendência.  Assim como os funcionários e Professores.  Os funcionários da biblioteca deverá  seguir o mesmo.
A obra poderá ser renovada se não estiver reservada. O usuário não poderá fazer renovação por telefone ou por terceiros, caso o material esteja na reserva não poderá ser renovado, a renovação irá seguir a lista da reserva.

Usuário  Material   Prazo (dias corridos)
Alunos 2 Títulos 7 dias
Professores  3 Títulos  15 dias
Funcionário  2 Títulos     7 dias

 

É vedado empréstimo domiciliar de periódicos, serão liberados apenas para consulta local ou Xerox mediante retenção de um documento oficial, com foto. O mesmo acontece com as obras de consulta local e as obras de referência.
As obras de consulta local só poderão ser liberadas para o usuário na Sexta - feira ou no sábado, dependendo de sua disponibilidade. 

Penalidades
Será cobrada multa diária de R$ 1,00 real caso o usuário não devolva a obra no dia marcado a entrega. O aluno em débito perde o direito de realizar novos empréstimos, renovação e reservas até que seja regularizada a situação. O usuário que permanecer inadimplente estará sujeitos a sanções administrativas, com: Não poderá efetuar suas matrículas ou solicitar qualquer documento. Dessa forma, o usuário tem que apresentar o NADA CONSTA da biblioteca.
•    Em caso de perda, extravio ou qualquer outro dano físico a obra, o usuário deverá repor a Instituição, outro exemplar igual da perda ou extravio ou similar caso a obra esteja esgotada e pagar a multa.
•    Em caso de assalto ou doença o usuário deverá apresentar o Boletim de ocorrência da Delegacia – BO e atestado médico em caso de doença. Em ambos os casos o usuário deverá comunicar a Biblioteca onde a mesma irá avaliar o caso.
•    A obra de consulta local liberada para o aluno nos finais de semanas caso não seja devolvida no dia indicado o usuário pagará o dobro da multa vigente.  
 

VISITA DIRIGIDA
Consiste em apresentar os serviços, normas e uso da Biblioteca aos alunos calouros.


NORMAS DA ABNT:
As normas da ABNT estão disponíveis  na biblioteca onde o usuário poderá consultar e obter orientação de como aplicá-las em seus trabalhos científicos.


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
O usuário poderá a pesquisa bibliografia de forma on-line, mediante consulta ao Bookweb na biblioteca ou pela internet mediante sua senha de aceso ao portal.
A biblioteca oferece aos seus usuários, catálogo on-line de autor, titulo e assunto.
•    Faça sua pesquisa no terminal de consulta pelo ultimo sobrenome do autor, título ou assunto (palavra chave). Anote o número de chamada da obra e solicite no balcão de empréstimo. 
•    O Bookweb  possibilita a localização de livros  que integram o acervo da Biblioteca João.