A Faculdade

 

A FADIMAB-FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS Mantida da AMESG-AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GOIANA, situada à Rua do Poço do Rei, S/N – Goiana/PE tem assumido na Mata Norte de Pernambuco desde sua fundação em 1979 como Faculdade de Formação de Professores de Goiana-FFPG. Seu compromisso acadêmico com a formação de professores reflexivos que viesse a suprir a carência de uma prática didático-pedagógica voltada para o Ensino Fundamental e Médio da população. Privilegiando os Cursos de Graduação em Licenciatura, foram instituídos os Cursos de História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas.

Hoje, diante da nova realidade, perspectivas e desafios em que se encontra a educação no País e particularmente no município de Goiana, é de suma importância a existência de uma Instituição de nível superior, que amplie sua atuação nas várias áreas do conhecimento. Daí a criação mais recentemente dos Cursos: Letras,Pedagogia, Educação Física, Bacharelado em Administração, Direito e Pós-graduação nível de Especialização Lato Sensu como os Cursos de Ensino da Matemática, Psicopedagogia, História do Brasil, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira, Pedagogia Empresarial e Gestão Educacional, Pedagogia Afirmativa: Educação Cultura e História na Perspectiva Afroindígena, Gestão de Pessoas e Liderança, Fisiologia do Exercício Aplicada ao Desporto Escolar e Centros de Treinamento, Educação Ambiental com Ênfase em Saúde Pública e Educação Infantil.

Para atender esta nova realidade, a FADIMABé composta por um Corpo Docente formada em sua maioria por Doutores e Mestres. Seu Corpo Discente ultrapassa os limites do município de Goiana, abrangendo regiões circunvizinhas, contribuindo na formação de professores qualificados para atuar na Educação Básica neste município, bem como, em regiões circunvizinhas da Mata Norte Pernambucana.

Nesses desafios exige-se da AMESG-FADIMAB mudanças nos modos de atuação e de comportamento. Se faz necessário uma visão holística através da ação-reflexão que objetive qualificar professor e aluno através de uma educação democrática integrada a realidade, contribuindo para o desenvolvimento dos índices técno-científico e socio-educacional do município e da Região.

O momento exige uma Faculdade mais inovadora nas áreas do ensino e da pesquisa, onde suas atividades acadêmicas deverão estar relacionadas aos diversos segmentos que formam a sociedade goianense na busca de soluções dos problemas da comunidade na qual se encontra inserida, além do compromisso com desenvolvimento sustentável da Região

 

OBJETIVOS

A FADIMAB têm como objetivos, participar do desenvolvimento socio-cultural e econômico da Região, formando profissionais e especialistas em nível superior, dotados de competências técnico-científicas e sociais que os habilitem a fazer uma leitura crítica da realidade, intervindo nela de modo criativo, baseados em valores de responsabilidade, ética e solidariedade, visualizando o bem comum, ação maior da cidadania, pretendendo:

  • Gerar, preservar e disseminar o conhecimento, conduzindo pesquisas e investigações de qualidade, que sejam úteis ao homem, à sociedade e à preservação do meio em que vive, bem como desenvolvendo atividades culturais, artísticas.
  • Desenvolver um amplo espectro de programas educacionais, preparando graduados, pós-graduados e profissionais que estejam aptos ao exercício profissional competente e à participação no desenvolvimento do País e da Região.
  • Estender, aplicar e trocar conhecimentos com a comunidade nacional, regional, local e internacional, aplicando o saber para, em parceria com estas, procurar resolver problemas nacionais, regionais e locais.